Sistema de Mapeamento

Para evitar problemas devido as irregularidades da placa de cobre, é necessária a correção da altura de fresamento, mantendo a profundidade de corte sempre constante.

Dentre as técnicas disponíveis, a mais robusta é o mapeamento da superfície: a placa é mapeada por um dispositivo sensor, que através dessas medidas gera um mapa de correção de altura da placa e corrige a altura de fresamento automaticamente.

Como pode ser visto na figura abaixo, esse mapeamento é feito através de um sensor óptico preso junto ao eixo de trabalho da PCB Proto.

alternate text

Sistema de mapeamento

O sensor óptico adiciona robustez e precisão nas medições, sem contatos elétricos ou mecânicos, que podem falhar mais facilmente. Esse mecanismo, quando aliado ao programa de interfacemento da PCB-Proto, é capaz de localizar automaticamente a placa dentro da área de trabalho, descobrindo não só sua posição como também o seu tamanho.

Com essas informações um novo sistema de coordenadas dentro da máquina é gerado, facilitando a produção da placa. Mais detalhes sobre o sistema de coordenadas estão disponíveis no próximo capítulo.