8. Remoção de Grandes Áreas de Cobre

Em alguns casos, a remoção de cobre para gerar apenas a isolação do circuito pode não ser viável. Estes são casos onde ilhas de cobre sem potencial elétrico definido podem interferir, como exemplo circuitos analógicos de precisão e circuitos de alta frequência. Outra situação ainda é onde a solda manual necessita ser facilitada ou onde grandes espaços sem cobre são desejados. Para se resolver isso, existe o processo documentado neste capítulo.

_images/exemplo_flutuante.jpg

Exemplo de Cobre Flutuante

Para este tutorial, utilizaremos a camada de cobre inferior do tutorial principal.

8.1 Non-Copper Regions

A primeira etapa consiste em criar uma geometria especial no FlatCAM, chamda de Non-Copper Region. Para isso, vamos na aba Selected do objeto gerber que estamos trabalhando.

_images/noncopper1.png

Menu de Criação

Neste menu de criação, informamos apenas o parâmetro Margin, que é a dimensão da borda desejada na isolação. Essa borda é uma região além da camada de cobre, onde vai ser removido o cobre. Ela é util para não aparecer cobre nas bordas finais da palca após o recorte. O recomendado é de 1mm.

Aviso

Cuidado para a margem não exceder as dimensões da placa localizada.

Clicando no botão para gerar a geometria, é criada uma geometria que delimita todos os corpos de cobre na placa.

_images/noncopper2.png

Geometria Non-Copper

8.2 Paint Area

Agora com essa geometria delimitadora criada, utilizaremos uma ferramenta chamada Paint Area, que vai preencher os espaços vazios com uma ferramenta especificada. Para acessar esta, selecionamos a geometria de non-copper criada, e localizamos a ferramenta Paint Area.

_images/paintarea1.png

Menu Paint Area

Existem quatro configurações nessa ferramenta, o primeiro é o diâmetro da ferramenta (Tool Dia), este deve ser o valor do diâmetro da ferramenta escolhida, sendo normalmente 0.79 ou 1.5.

Nota

A escolha ótima da ferramenta vai depender do tamanho da área sem cobre. Ferramentas maiores removem cobre mais rapidamente, mas não conseguem entrar em regiões pequenas.

Neste tutorial, utilizaremos 0.79 para o Tool-Dia.

A segunda configuração é o Overlap, que tem o mesmo significado que nos outros processos. Para o Overlap, recomendamos o valor de 0.66.

O terceiro parâmetro é a margem (Margin), que é sempre zero 0.

O quarto e último parâmetro é o método (Method), utilizamos sempre o Standard.

Com os parâmetros definidos, podemos gera a geometia. Quando clicamos no botão, o cursor vai se comportar como um balde de tinta do Paint, onde clicarmos ele vai tentar preencher as regiões conectadas. Clicamos então no botão para gerar e no primeiro circulo.

_images/paintarea2.png

Preenchendo a primeira área

Depois de clicarmos na região desejada, temos o resultado:

_images/paintarea3.png

Espaço preenchido.

Como esperado, esse círculo não está conectado a nenhuma outra região, então devemos selecionar as outras de interesse.

_images/paintarea4.png

Espaços restantes.

Para cada região, clicamos em Generate Geometry e então na região. Resultando nas geometrias abaixo.

_images/paintarea5.png

Espaços preenchidos.

8.3 Join Geometry

Como geramos individualmente cada preenchimento, diversas geometrias foram criadas:

_images/paintarea6.png

Geometrias Criadas

A fim de produzir apenas um CNC-Job e apenas um código G no fim, devemos juntar todas essas geometrias em uma só. Para isto, selecionamos elas e utilizamos o comando Join Geometry, localizado no menu Edit->Join Geometry.

_images/paintarea7.png

Geometrias na Árvore de Objetos

O processo de Join cria um novo objeto chamado Combo e não apaga as camadas anteriores, o que devemos fazer manualmente.

_images/paintarea8.png

Objeto Combo

Agora neste objeto, tratamos dele como qualquer outro objeto de isolação, gerando um CNC Job com os parâmetros da tabela ( Link) de valores de usinagem. Para nosso caso, fica como na imagem abaixo.

_images/paintarea9.png

Gerando o CNC Job

_images/paintarea10.png

CNC Job Criado

Agora é só exportar o código G e usinar.

8.4 Finalizando

Como pode ser visto na imagem do CNC Job, esta operação somente remove grandes áreas de cobre, sendo necessário utilizar em conjunto a ferramenta de isolação tradicional para obter as isolações nos detalhes do circuito.

Para efeitos de acabamento, é sempre recomendado primeiro a remoção de grandes áreas e depois a isolação tradicional.